Especialidade odontológica responsável pela cautela e tratamento das doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes (tratamento da gengiva e do osso). O tártaro é uma geração do depósito de placas bacterianas que reagem quimicamente com fosfato de cálcio da saliva, originando uma camada endurecida sobre os dentes.
Precisa ser removida pelo dentista e poderá ser prevenido na escovação e exercício do clique até o próximo post . mais aqui é a inflamação que atinge os tecidos periodontais, provocando a destruição desses, e do osso alveolar, causador da fixação do dente. Com tua evolução há o amolecimento do dente por causa perda óssea e convertendo a perda do dente, (provocada pela presença do tártaro).
A gengivite é uma inflamação dos tecidos gengivais que circundam o dente. Geralmente é precedida pela placa bacteriana no sulco gengival. Navegue para este site ausência de higienização adequada assim como poderá comprometer a saúde da gengiva. Um dos primeiros sintomas de que ela está com um dificuldade é a presença de inchaços, cor avermelhada e sangramento no decorrer da escovação. Esses são sinais de gengivite, ou melhor, inflamação nesta região.
A placa bacteriana, com o tempo, poderá se mineralizar formando o tártaro ou cálculo gengival. Juntos, a placa e o tártaro deslocam as gengivas a partir da destruição das fibras que prendem o dente à gengiva. Se essa modificação não for tratada, a infraestrutura óssea que sustenta o dente conseguirá se comprometer e, a enorme período, poderá haver a perda do componente dental. Este abalo pela infraestrutura óssea é denominado Periodontite (doença periodontal).
O que é doença periodontal? Como posso saber se de imediato tenho doença periodontal? Ao perceber sangramento durante o emprego do fio dental, devo suspender esse procedimento de limpeza? Não, desde que esteja passando o fio acertadamente. 0 sangramento denota a presença de bactérias nesta região e, então, é conveniente prosseguir com o emprego do fio pela tentativa de removê-las.
Qual a causa da doença periodontal? Existem medicamentos indicados para o tratamento? Não é possível o tratamento desta doença só com medicamentos, sejam esses locais ou sistêmicos. A placa bacteriana aderida ao dente deve ser removida mecanicamente. Como o tratamento é atingido pelo cirurgião-dentista? É feito com a remoção da placa bacteriana aderida a começar por raspagem e alisamento das raízes dos dentes. Quando os instrumentos de raspagem não atingem toda área da raiz comprometida, as cirurgias são indicadas; para facilitar o acesso. Uma vez tratada a doença, os tecidos recuperam-se integralmente? Não, sempre ficam seqüelas, com exceção das gengivites.
A doença periodontal deixa como seqüelas transformações estéticas como: deslocamento pela localização do dente, retração gengival com conseqüente acrescento no comprimento do dente etc. Navegue para este outro artigo cirúrgicos e protéticos que conseguem miminizar esses defeitos. De quando em no momento em que se fazem os retornos para a manutenção depois do tratamento? As visitas pra manutenção devem proporcionar a constância da situação de saúde alcançada com o tratamento e, portanto, evitar em tal grau a o progressão da doença como a sua recidiva. Nos casos mais avançados, recomenda-se uma periodicidade de 3/3 meses e de 4/6 meses para a maioria das pessoas.